O Feminismo e sua Imagem Invertida da Mulher

Autores

  • Jaciara Veiga Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Movimento feminino, Feminismo, Imagem invertida, Guerra dos sexos

Resumo

O feminismo surge na sociedade moderna como produto das mulheres intelectualizadas. Sua crítica ao reducionismo sexista, que reduzia a mulher apenas a uma fêmea humana (um objeto de desejo sexual e responsável pela reprodução da espécie), acabou por gerar um reducionismo feminista que, por um lado, apresenta a mulher apenas em sua diferenciação com o homem e nunca em sua semelhança,  por outro, evidencia-se apenas as semelhanças entre todas as mulheres, mas nunca suas diferenças. Desta forma, a mulher aparece sempre como um ser “oprimido” e subjugado e o homem como um ser “opressor “e dominador. Logo, os problemas das mulheres teriam surgido da sua relação com os homens e, portanto, todas elas deveriam se unir, contra os homens para superar sua situação de “sujeição” a estes. O reducionismo feminista falseia a realidade e cria uma “imagem invertida” da mulher, ignorando o que ela tem em comum com o homem, gerando assim uma oposição entre mulheres e homens. A questão da mulher, para as feministas, é um problema de “guerra dos sexos”.

Biografia Autor

Jaciara Veiga, Universidade Federal de Goiás

Mestre em sociologia pela Universidade Federal de Goiás; e-mail: jaciarar.veiga@gmail.com.

Referências

ANDERSON, Stella. Crítica ao Feminismo: a Ideologia Feminista como Prisão Feminina. Goiânia: Edições Redelp, 2021.

GOMES, Marcus. Movimento Feminino e Feminismo. Movimentos Sociais, v. 2, n. 03, 2017. Disponível em: https://redelp.net/revistas/index.php/rms/article/view/768.

VEIGA, Jaciara. A Concepção Marxista de Movimento Feminino. In: Anais do Seminário do Nemos: Movimentos Sociais e Sociedade Moderna. Anais...Goiânia(GO) UFG, 2020. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/movsoc2020/300359-a-concepcao-marxista-de-movimento-feminino/.

VIANA, Nildo. Os Movimentos Sociais. Curitiba: Prismas, 2016.

VIANA, Nildo. Ethos Sexuais e Sociedade. In: Informe e Crítica. Disponível em: https://informecritica.blogspot.com/2017/02/ethos-sexuais-e-sociedade.html.

VIANA, Nildo. Vantagens Competitivas, Microrreformismo e Imaginário Conveniente - A integração dos movimentos sociais no capitalismo contemporâneo. Espaço Livre. v. 12, n. 24, jul./dez., 2017b. Disponível em:

http://redelp.net/revistas/index.php/rel/article/view/749/655

VIANA, Nildo. As Desventuras do Feminismo. Marxismo e Autogestão, ano 06, n. 09, 2019d. Disponível em: https://redelp.net/revistas/index.php/rma/article/view/634/574.

VIANA, Nildo. O Modo de Pensar Burguês: Episteme Burguesa e Episteme Marxista. Curitiba: CRV, 2018.

Publicado

2022-09-08

Como Citar

VEIGA, J. O Feminismo e sua Imagem Invertida da Mulher. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 07–14, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/844. Acesso em: 23 nov. 2024.