A Comuna de Paris e sua Verdade no Século XXI

Autores

  • Edmilson Borges da Silva

Palavras-chave:

Comuna, Paris, Capitalismo, Estado Burguês

Resumo

As lições necessárias no contexto atual entre o evento histórico, a Comuna de Paris de 1871 e a pandemia da covid-19 causada pelo Sars-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2) iniciada em dezembro de 2019. Dois eventos separados no tempo por 150 anos. O primeiro tem suas consequências, seus eventos narrados e disputados pela história e pela memória. Celebrado como a primeira revolução proletária que apontou o caminho necessário para a emancipação humana, o arquétipo revolucionário do proletariado no capitalismo. Para outros, a Comuna de Paris, um evento que precisa ser esquecido na história ou entregue como um ato de vândalos que os “mocinhos” em nome do Estado burguês – os bárbaros – aniquilou.

Biografia do Autor

Edmilson Borges da Silva

Graduado em ciências sociais -bacharel (2011) e licenciado em Ciências Sociais (2016) na mesma instituição/UFG. Mestrado realizado no Programa de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e doutorando no mesmo Programa. Educador social em medidas sócio educativas, seja em abrigos, na rua e instituições não governamentais, por mais de 20 anos. Ator por mais de 10 anos. Atuação nos seguintes temas: organização de eventos culturais e ambientais como caminhadas, teatro, teatro popular, arte popular e pesquisa com foco na dança, música, tradições, religiosidade popular, memória social e juventude.

Publicado

2022-07-03

Como Citar

Silva, E. B. da. (2022). A Comuna de Paris e sua Verdade no Século XXI. Revista Posição, 8(21), 50–55. Recuperado de https://redelp.net/index.php/pos/article/view/246