Terra e Capital

O Estado e a violência sobre os nativos em Rondônia

Autores

  • Marco Aurélio Corrêa de Araújo Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Terra, Capital, Estado, Violência, Nativos, Rondônia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como as migrações internas serviram a um programa anterreforma agrária no contexto brasileiro, e nesse sentido, consideramos de grande valia a análise do caso de Rondônia. Nossa análise se voltará para o período entre 1967-1990, pois foi o período de existência da Superintendência de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (SUDECO), instituição a qual foi fundamental para nortear e levar a cabo o processo que buscamos analisar. O processo em análise foi executado, através da SUDECO, a nível regional, tornando-se o Centro-Oeste um “campo aberto” para o avanço do capital monopolista. Como destacaremos posteriormente, na grande parte do período em foco com relação à atuação da SUDECO, o antigo Território Federal de Rondônia e depois Estado, fazia parte da região Centro-Oeste. Com o “campo aberto”, o capital, em seu desenvolvimento, levou a tomada do Estado pela classe burguesa o que consequentemente levou a sua hegemonia. Com essa tomada apurou-se a intensificação da violência sobre aqueles descapitalizados, que nesse caso se alude os indígenas em Rondônia. Todavia, identificamos focos de resistência destes a aquela condição de submissão, violência e extorsão. Buscaremos no desenvolvimento de nossa análise destacar, mesmo que de forma breve, cada um dos elementos mencionados e que foram parte do processo que se busca vislumbrar.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Corrêa de Araújo, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás.

Referências

ARAÚJO, Marco Aurélio Corrêa de. A Construção do Capital – Sudeco: o Centro-Oeste em foco (1967-1990), Goiânia: KELPS, 2016.

F. PERDIGÃO e L. BASSEGIO. Migrantes Amazônicos. (Rondônia: a trajetória da ilusão). São Paulo, Brasil: Edições Loyola, 1992.

FERNANDES, Florestan. A concretização da Revolução Burguesa. In: A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Cap. 05. 3 ed. Rio de janeiro: Editora Guanabara, 1987.

GRAMSCI, Antonio. Às margens da história. (História dos grupos sociais subalternos) (Caderno 25). In: Cadernos do Cárcere. Volume 5, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

MACIEL, David. A argamassa da ordem: da ditadura militar à nova república (1974-1985). São Paulo: Xamã, 2004.

MACIEL, Dulce Portilho. Migrações Internas no Brasil (1970-1990): questão de segurança nacional. Anápolis: 2008.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2009.

Publicado

07/07/2022

Como Citar

CORRÊA DE ARAÚJO, M. A. Terra e Capital: O Estado e a violência sobre os nativos em Rondônia. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 47–57, 2022. Disponível em: https://redelp.net/index.php/rel/article/view/286. Acesso em: 22 jan. 2025.