A Dialética de Marx

Autores

  • Karl Korsch Núcleo de Pesquisa e Ação Cultural - NUPAC

Palavras-chave:

Dialética, Karl Marx

Resumo

A enorme importância de que se reveste a obra teórica de Karl Marx para a prática da luta de classe proletária consiste em ele ter reunido pela primeira vez formalmente numa unidade sólida, na totalidade viva de um sistema científico, todo o conteúdo das ideias novas que transcendem o horizonte burguês e surgem inelutavelmente na consciência do proletariado a partir da sua situação social. Karl Marx não criou o movimento proletário (como imagina muito a sério muito burguês adorador do diabo). Também não criou a consciência de classe proletária; mas deu ao seu conteúdo novo a expressão teórica e científica apropriada e elevou, assim, ao mesmo tempo, esta consciência proletária a um nível superior. A tradução das concepções de classe "naturais" do proletariado em conceitos e proposições teóricas e a sua poderosa sistematização do "socialismo científico" não devem entender-se de forma alguma como simples "reflexo" do movimento histórico real do proletariado. São antes componentes imprescindíveis desse processo histórico real ele próprio. O movimento histórico do proletariado não se podia tornar "autônomo" nem "unitário" sem que se formasse uma consciência proletária autônoma e unitária. Assim como o movimento proletário amadurecido e organizado no plano político e econômico, nacional e internacional, se distingue dos primeiros movimentos e convulsões dispersos e desorganizados do proletariado, também o "socialismo científico" se distingue, como "consciência de classe organizada do proletariado", dos sentimentos e ideias difusos e informes em que a consciência proletária encontra a sua primeira expressão imatura. Mesmo numa perspectiva prática, a
constituição teórica do socialismo em ciência levada a cabo por Karl Marx no Manifesto Comunista e n’O Capital mostra-se portanto, como um elemento absolutamente necessário no contexto do grande processo de evolução histórica em que o movimento proletário se desprendeu pouco a pouco do movimento revolucionário burguês do "terceiro estado" e o proletariado se constituiu em classe autônoma e unitária. Só assumindo a forma de uma "ciência" rigorosa é que o conteúdo das ideias proletárias que foram o conteúdo do "socialismo moderno" pôde purificar-se radicalmente das ideias burguesas a que começara por estar inseparavelmente ligado pela sua origem e que o socialismo transformado em "ciência" pôde então cumprir verdadeiramente a missão de Karl Marx e Friedrich Engels lhe consignaram: investigar, enquanto "expressão teórica" da ação revolucionária do proletariado, as condições históricas e a natureza desta ação e, assim, "elevar a classe que, hoje oprimida, é chamada a agir à consciência das condições e natureza da sua própria ação".

Referências

.

Publicado

07/08/2022

Como Citar

KORSCH, K. A Dialética de Marx. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 07–11, 2022. Disponível em: https://redelp.net/index.php/rel/article/view/573. Acesso em: 22 jan. 2025.