Blocos Sociais e Luta de Classes
Resumo
A sociedade capitalista ampliou e complexificou a divisão social do trabalho como nunca antes na história da humanidade. A luta de classes, em determinados momentos do capitalismo, era mais cristalina e o confronto entre burguesia e proletariado era mais perceptível. A partir das mutações do capitalismo, especialmente após a emergência do capitalismo oligopolista (regime de acumulação intensivo, após segunda metade do século 19) e, mais ainda, o capitalismo oligopolista transnacional (regime de acumulação conjugado, pós-segunda guerra mundial), esse processo vai ficando cada vez menos transparente e isso dificulta a percepção das lutas de classes, especialmente no plano conjuntural e nos processos revolucionários. Uma solução para a percepção mais adequada desse processo pode ser encontrada no conceito de blocos sociais. Desta forma, torna-se importante a análise dos blocos sociais e seu significado histórico e político para a compreensão das lutas de classes.
Referências
ALTHUSSER, Louis. Materialismo Histórico e Materialismo Dialético. In: BADIOU, Alan e ALTHUSSER, Louis. Materialismo Histórico e Materialismo Dialético. 2a edição, São Paulo: Global, 1986.
BARROT, Jean. O Renegado Kautsky e o seu Discípulo Lênin. Revista Marxismo e Autogestão, Vol. 01, num. 01, jan./jul. de 2014.
BERNSTEIN, Eduard. O Socialismo Evolucionário. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
CANCLINI, Nestor Garcia. As Culturas Populares no Capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
FROMM, Erich. Psicanálise da Sociedade Contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
FROMM, Erich. O Caráter Revolucionário. Revista Marxismo e Autogestão, Vol. 01, num. 02, jan./jun. de 2015.
JENSEN, Karl. Os Limites do Autonomismo. Revista Marxismo e Autogestão, Vol. 01, num. 01, jan./jun. de 2014.
JENSEN, Karl. Reflexões Sobre a Militância Política. Revista Marxismo e Autogestão, Vol. 02, num. 04, jul./dez. de 2015b.
KAUTSKY, Karl. Ética y Concepción Materialista de la História. Córdoba: Cuadernos Pasado y Presente, 1975.
KORSCH, Karl. Karl Marx. Barcelona: Ariel, 1983.
LEFEBVRE, Henri. A Reprodução das Relações de Produção. Goiânia: Edições Redelp, 2016.
EFEBVRE, Henri. Introdução à Modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
LÊNIN, W. Infantilismo de Esquerda e Mentalidade Pequeno-Burguesa. In: Estado, Ditadura do Proletariado e Poder Soviético. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1988a.
LÊNIN, W. Reunião do CEC de toda a Rússia. In: Estado, Ditadura do Proletariado e Poder Soviético. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1988b.
LINDGREN, Henry Clay. Ansiedade: A Doença do Século. São Paulo: Globo, 1965.