O Papel da Burocracia na Educação

uma análise crítica

Autores

  • Daiany Fernanda Queiroz Barreto Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Burocracia, Educação, Análise crítica

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar de forma crítica o papel da burocracia no funcionamento do aparato educacional, buscando compreender e analisar os interesses da classe dominante nesse espaço. Entendemos como relevante levar em conta a estreita relação entre o aparato econômico e o aparato educacional, pois a classe dominante utiliza-se de diversas organizações burocráticas, como os partidos políticos, as escolas, os sindicatos, entre outras, para garantir a acumulação de capital e concretizar seus interesses. Sabendo que a dinâmica atual do modo de produção é o acúmulo integral1 e, para que a classe dominante consiga reproduzir seus interesses, faz-se necessário a produção de ideologias e sua institucionalização; surge a seguinte questão: quais as influências exercidas pelo capitalismo por meio da burocracia atuante nas escolas? Nessa análise crítica utilizamos das contribuições de BRANDÃO (1985); MOTTA (1984, 1985, 1986); TRAGTENBERG (1982, 2012); VIANA (2003, 2007, 2009), dentre outros, para contribuir na discussão dessa temática.

Biografia do Autor

Daiany Fernanda Queiroz Barreto, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás/Campus Uruaçu. Especialista em Saberes
docentes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense,1995.

COSTA, Áurea; NETO, Edgar Fernandes; SOUZA, Gilberto. A proletarização do professor: Neoliberalismo na educação. São Paulo: José Luiz e Rosa Sundermann, 2009.

MOTTA, Fernando Cláudio Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresse. Introdução à Organização Burocrática. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

____________. O que é burocracia. São Paulo: Abril Cultural-Brasiliense, 1985.

____________. Organização e poder: empresa, Estado e escola. São Paulo: Atlas, 1986.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis. Vozes, 2005.

TRAGTENBERG, Maurício. Sobre Educação, Política e Sindicalismo. São Paulo: Autores associados/ Cortez, 1982.

____________. Educação e burocracia. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

VIANA, Nildo. Estado, Democracia e Cidadania: A Dinâmica da Política Institucional no Capitalismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 2003.

____________. A consciência da História: Ensaios sobre o Materialismo Histórico – Dialético. Rio de Janeiro, 2007.

____________. O capitalismo na era da acumulação integral. São Paulo: Idéias e Letras, 2009.

Publicado

07/01/2022

Como Citar

FERNANDA QUEIROZ BARRETO, D. O Papel da Burocracia na Educação: uma análise crítica. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 43–58, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/211. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)