O Papel da Burocracia na Educação
uma análise crítica
Palavras-chave:
Burocracia, Educação, Análise críticaResumo
O presente texto tem como objetivo apresentar de forma crítica o papel da burocracia no funcionamento do aparato educacional, buscando compreender e analisar os interesses da classe dominante nesse espaço. Entendemos como relevante levar em conta a estreita relação entre o aparato econômico e o aparato educacional, pois a classe dominante utiliza-se de diversas organizações burocráticas, como os partidos políticos, as escolas, os sindicatos, entre outras, para garantir a acumulação de capital e concretizar seus interesses. Sabendo que a dinâmica atual do modo de produção é o acúmulo integral1 e, para que a classe dominante consiga reproduzir seus interesses, faz-se necessário a produção de ideologias e sua institucionalização; surge a seguinte questão: quais as influências exercidas pelo capitalismo por meio da burocracia atuante nas escolas? Nessa análise crítica utilizamos das contribuições de BRANDÃO (1985); MOTTA (1984, 1985, 1986); TRAGTENBERG (1982, 2012); VIANA (2003, 2007, 2009), dentre outros, para contribuir na discussão dessa temática.
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense,1995.
COSTA, Áurea; NETO, Edgar Fernandes; SOUZA, Gilberto. A proletarização do professor: Neoliberalismo na educação. São Paulo: José Luiz e Rosa Sundermann, 2009.
MOTTA, Fernando Cláudio Prestes; PEREIRA, Luiz C. Bresse. Introdução à Organização Burocrática. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
____________. O que é burocracia. São Paulo: Abril Cultural-Brasiliense, 1985.
____________. Organização e poder: empresa, Estado e escola. São Paulo: Atlas, 1986.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis. Vozes, 2005.
TRAGTENBERG, Maurício. Sobre Educação, Política e Sindicalismo. São Paulo: Autores associados/ Cortez, 1982.
____________. Educação e burocracia. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
VIANA, Nildo. Estado, Democracia e Cidadania: A Dinâmica da Política Institucional no Capitalismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 2003.
____________. A consciência da História: Ensaios sobre o Materialismo Histórico – Dialético. Rio de Janeiro, 2007.
____________. O capitalismo na era da acumulação integral. São Paulo: Idéias e Letras, 2009.