O Ser na Concepção Materialista da História
Palavras-chave:
Ser, Materialismo HistóricoResumo
O homem é um ser efetivamente histórico. Relaciona-se com o seu meio empreendendo um significado e um objetivo a todas as suas ações, conscientemente ou não, em uma relação entre o passado e o futuro. É um ser teleológico influenciado diretamente pelo meio social no qual se insere, ou seja, é impossível falar do homem separando-o de seu meio social ou de sua “historicidade”. Tudo que se relaciona com o homem enquanto indivíduo está ligado diretamente ao seu espaço social e às condições materiais e interpretações das mesmas herdadas por ele historicamente.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CARR, Edward H. História como progresso. In: CARR, Edward H. Que é história. São Paulo: Paz e terra, 2002. p.143-165.
FONTANA, Josep. Marx e o “materialismo histórico”. In: FONTANA, Josep. A História dos Homens. Baurú, SP: EDUSC, 2004.
KORSCH, Karl. A concepção materialista da história. In: KOSH, Karl. Marxismo e filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. p. 123-146.
LUKÁCS, Georg. Consciência de classe. In: LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe: Estudos da dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 133-191.
REIS, José Carlos. O Marxismo. In: REIS, José Jorge. A História, entre a Filosofia e a Ciência. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
VIANA, Nildo. A consciência da História. Ensaios sobre o Materialismo Histório- Dialético. Rio de Janeiro: Achimé, 2007.
______. Escritos metodológicos de Marx. Goiânia: Alternativa, 2007.
______. O Que é marxismo? Rio de Janeiro: Elo, 2008.