O Ser na Concepção Materialista da História

Autores

  • José Fábio da Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Ser, Materialismo Histórico

Resumo

O homem é um ser efetivamente histórico. Relaciona-se com o seu meio empreendendo um significado e um objetivo a todas as suas ações, conscientemente ou não, em uma relação entre o passado e o futuro. É um ser teleológico influenciado diretamente pelo meio social no qual se insere, ou seja, é impossível falar do homem separando-o de seu meio social ou de sua “historicidade”. Tudo que se relaciona com o homem enquanto indivíduo está ligado diretamente ao seu espaço social e às condições materiais e interpretações das mesmas herdadas por ele historicamente.

Biografia Autor

José Fábio da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Graduando de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

CARR, Edward H. História como progresso. In: CARR, Edward H. Que é história. São Paulo: Paz e terra, 2002. p.143-165.

FONTANA, Josep. Marx e o “materialismo histórico”. In: FONTANA, Josep. A História dos Homens. Baurú, SP: EDUSC, 2004.

KORSCH, Karl. A concepção materialista da história. In: KOSH, Karl. Marxismo e filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. p. 123-146.

LUKÁCS, Georg. Consciência de classe. In: LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe: Estudos da dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 133-191.

REIS, José Carlos. O Marxismo. In: REIS, José Jorge. A História, entre a Filosofia e a Ciência. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

VIANA, Nildo. A consciência da História. Ensaios sobre o Materialismo Histório- Dialético. Rio de Janeiro: Achimé, 2007.

______. Escritos metodológicos de Marx. Goiânia: Alternativa, 2007.

______. O Que é marxismo? Rio de Janeiro: Elo, 2008.

Publicado

2022-07-10

Como Citar

DA SILVA, J. F. O Ser na Concepção Materialista da História. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 5, n. 09, p. 19–21, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/649. Acesso em: 1 set. 2024.