Michelet e Marx na Fronteira do Século XIX

Autores/as

  • Matheus Fellipe Rodrigues Braga Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Michelet, Karl Marx, Fronteira, Século XIX

Resumen

O século XIX, na Europa, é marcado por grandes transformações culturais, econômicas e políticas. Denominado por Hobsbawm como "A era do capital", foi o período em que a industrialização avançou por toda a Europa e teve como resultado a consolidação do capitalismo. Dois intelectuais, Jules Michelet (1798-1874) e Karl Marx (1818-1883), viveram ambos no contexto europeu do século XIX e produziram algumas análises sobre algumas transformações sociais e econômicas desse período. Marx, de modo mais sistemático, produziu uma teoria e um método para compreensão e análise do modo de produção capitalista. Michelet, de forma menos contundente, se interessou em discutir questões menos profundas do capitalismo. O que nos interessa, portanto, é analisar esses dois autores a partir de um lugar de fronteira. E por fronteira entendemos não apenas contexto em que ambos viveram e puderam elaborar um determinado pensamento filosófico, suas condições históricas e sociais, mas também a relação entre os discursos e o saber de uma época. Desse modo, não apenas as distinções e o choque entre esses dois autores, mas sim as condições de possibilidade que fizeram emergir formas de pensar a vida e o trabalho no século XIX.

Biografía del autor/a

Matheus Fellipe Rodrigues Braga, Universidade Federal de Goiás

Graduado em história pela Universidade Estadual de Goiás. Mestrando em história pela Universidade Federal de Goiás. Email: matheusfellipe0021t@gmail.com.

Citas

BOURDÉ, Guy. O marxismo e a história. In: BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé (org.). As escolas históricas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

ENGELS, Friedrich. Carta a Joseph Bloch. [1890]. In:TUCKER, Robert C. (org.) The Marx-Engels reader. 2 ed. New York: W. W. Norton & Company, 1978.

MARTIN, Hervé. Michelet e a apreensão “total” do passado. In: BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé (org.). As escolas históricas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, Karl. A ideologia Alemã. Tradução Luciano Cavini Martorano; Nélio Schneider; Rubens Enderle. São Paulo. Boitempo, 2007.

MARX, Karl. Carta a Annenkov. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador,v. 9, n. 2, p. 232-240, ago, 2017.

MARX, Karl. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Global Editora, 1981.

MICHELET, Jules. O povo. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

MICHELET, Jules. História da Revolução Francesa: da queda da bastilha à festa da federação. São Paulo: Companhia das Letras, 1989

MICHELET, Jules. Histoire de France. Paris: Hetzel, 1869.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Jules Michelet. In: MALERBA, Jurandir. Lições de história: o caminho da ciência ao longo do século XIX. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

VIANA, Nildo. Escritos metodológicos de Marx. Goiânia: Alternativa, 2007.

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

FELLIPE RODRIGUES BRAGA, M. Michelet e Marx na Fronteira do Século XIX. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 57–69, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/175. Acesso em: 27 jul. 2024.