Michelet e Marx na Fronteira do Século XIX

Autori

  • Matheus Fellipe Rodrigues Braga Universidade Federal de Goiás

Parole chiave:

Michelet, Karl Marx, Fronteira, Século XIX

Abstract

O século XIX, na Europa, é marcado por grandes transformações culturais, econômicas e políticas. Denominado por Hobsbawm como "A era do capital", foi o período em que a industrialização avançou por toda a Europa e teve como resultado a consolidação do capitalismo. Dois intelectuais, Jules Michelet (1798-1874) e Karl Marx (1818-1883), viveram ambos no contexto europeu do século XIX e produziram algumas análises sobre algumas transformações sociais e econômicas desse período. Marx, de modo mais sistemático, produziu uma teoria e um método para compreensão e análise do modo de produção capitalista. Michelet, de forma menos contundente, se interessou em discutir questões menos profundas do capitalismo. O que nos interessa, portanto, é analisar esses dois autores a partir de um lugar de fronteira. E por fronteira entendemos não apenas contexto em que ambos viveram e puderam elaborar um determinado pensamento filosófico, suas condições históricas e sociais, mas também a relação entre os discursos e o saber de uma época. Desse modo, não apenas as distinções e o choque entre esses dois autores, mas sim as condições de possibilidade que fizeram emergir formas de pensar a vida e o trabalho no século XIX.

Biografia autore

Matheus Fellipe Rodrigues Braga, Universidade Federal de Goiás

Graduado em história pela Universidade Estadual de Goiás. Mestrando em história pela Universidade Federal de Goiás. Email: matheusfellipe0021t@gmail.com.

Riferimenti bibliografici

BOURDÉ, Guy. O marxismo e a história. In: BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé (org.). As escolas históricas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

ENGELS, Friedrich. Carta a Joseph Bloch. [1890]. In:TUCKER, Robert C. (org.) The Marx-Engels reader. 2 ed. New York: W. W. Norton & Company, 1978.

MARTIN, Hervé. Michelet e a apreensão “total” do passado. In: BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé (org.). As escolas históricas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, Karl. A ideologia Alemã. Tradução Luciano Cavini Martorano; Nélio Schneider; Rubens Enderle. São Paulo. Boitempo, 2007.

MARX, Karl. Carta a Annenkov. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador,v. 9, n. 2, p. 232-240, ago, 2017.

MARX, Karl. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Global Editora, 1981.

MICHELET, Jules. O povo. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

MICHELET, Jules. História da Revolução Francesa: da queda da bastilha à festa da federação. São Paulo: Companhia das Letras, 1989

MICHELET, Jules. Histoire de France. Paris: Hetzel, 1869.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Jules Michelet. In: MALERBA, Jurandir. Lições de história: o caminho da ciência ao longo do século XIX. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

VIANA, Nildo. Escritos metodológicos de Marx. Goiânia: Alternativa, 2007.

Pubblicato

2022-06-30

Come citare

FELLIPE RODRIGUES BRAGA, M. Michelet e Marx na Fronteira do Século XIX. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 57–69, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/175. Acesso em: 22 nov. 2024.