Meios e Fins na Estratégia do EZLN

Autores

  • Diego Marques Pereira dos Anjos Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Meios, Fins, Estratégia, EZLN

Resumo

Há nas formulações e práticas zapatistas uma clara definição das formas de agir, e também, de não agir. No início foi a decisão pela guerra, seguida pela decisão de não tomada do poder Estatal; depois vieram as ações, repetidamente afirmadas, de caminhar junto com setores da sociedade civil; logo surgiu a necessidade de articular a luta de Chiapas com o contexto nacional, criou-se espaços de convivência e intercâmbios com outros grupos e indivíduos, os encontros intergalácticos, enfim, o EZLN foi bastante criativo na formulação de propostas e encaminhamentos de ação, daí que soube eficazmente romper com certos paradigmas.

Biografia Autor

Diego Marques Pereira dos Anjos, Universidade Federal de Goiás

Graduando em Ciências Sociais pela UFG Universidade Federal de Goiás.

Referências

BRIGE, Marco; DI FELICE, Massimo (ORGS). VOTÁN-ZAPATA. A marcha indígena e a sublevação temporária. São Paulo: Xamã, 2002.

FIGUEIREDO, Guilherme. A Guerra é o Espetáculo: Origens e Transformações da Estratégia do EZLN. Dissertação de mestrado em Ciência Política - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2003.

GENNARI, Emílio. "Terra e Liberdade". O grito de Zapata corre o mundo Seleção de textos e comunicados do Exército Zapatista de Libertação Nacional 1994 1998. Disponibilizado pelo projeto Xojobil.

HILSENBECK, A. F. Algumas considerações sobre a relação do Exército Zapatista de Libertação Nacional com o Estado e a sociedade civil. In: Simpósio Estadual de Lutas Sociais, 2, 2006, Londrina. Anais. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2006.

HOLLOWAY, John. Mudar o mundo sem tomar o poder: o significado da revolução hoje. São Paulo: Viramundo, 2002.

TRAGTENBERG, Maurício. Reflexões sobre o Socialismo. São Paulo: editora Unesp, 2006.

VIANA, Nildo. A filosofia e sua sombra. (2000) Goiânia: edições germinal.

______. Estado, democracia e cidadania: a dinâmica da política institucional no capitalismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 2003.

______. Escritos Metodológicos de Marx. Goiânia: Editora Alternativa, 2007.

Publicado

2022-07-10

Como Citar

MARQUES PEREIRA DOS ANJOS, D. Meios e Fins na Estratégia do EZLN. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 06–15, 2022. Disponível em: http://redelp.net/index.php/rel/article/view/633. Acesso em: 24 nov. 2024.