Sobre a Revista

A revista eletrônica Marxismo e Autogestão, editada anualmente pelo GPDS – Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade, ISSN 2359-3733, aceita propostas de artigos e resenhas para publicação. A revista é composta por várias seções abertas para submissões (Marx e os marxistas. O Pseudomarxismo. Capitalismo e Luta de classes. Problemas da Autogestão. Experiências Autogestionárias. Autogestão e Ideologia. Teorias da Autogestão, etc.), no qual se discute diversos aspectos relacionados ao marxismo e autogestão. Além disso, tem outras seções restritas, tal como o editorial e “escritos do passado”, no qual se publica artigos de autores marxistas traduzidos ou de outros países. A Revista também aceita a publicação de resenhas, desde que estejam dentro das temáticas aceitas pela revista e suas seções. Os artigos e resenhas serão submetidos à avaliação do Conselho Editorial, ao qual cabe a decisão final sobre sua publicação. O editor após receber o parecer dos consultores, que pode aprovar, reprovar ou aprovar com sugestões de modificações, envia o resultado para o autor, que deve realizar as alterações o mais brevemente possível visando sua publicação, já que a revista adota o regime de publicação contínua. Após o processo de aprovação da versão final, há o tempo para o processo de edição (que varia dependendo da demanda e outras determinações), e de publicação efetiva no site. O recebimento dos artigos para avaliação prevê, também, as seguintes normas:

  1. O artigo deve ser cadastrado no site da Revista, no Portal de Publicações REDELP – Rede Livre de Publicações.  
  2. O texto deve estar digitado no programa processador de textos Microsoft Word for Windows com espaçamento entrelinhas 1,5 sem qualquer espaçamento entre parágrafos, fonte Times New Romanem corpo 12, margens padrão do Word, formato a4, sendo que os artigos devem ter de 10 a 30 páginas e as resenhas de 2 a 6 páginas. As resenhas devem conter um título e um subtítulo no qual explicita ser resenha de qual livro[1]. Não devem ser colocados espaçamentos no texto, nem usando a tecla tab, a não ser nos casos acima citados (entrelinhas). Os textos que não se encaixarem nestas normas serão devolvidos para reenvio de acordo com a padronização exigida.
  3. No final do texto devem constar 02 (dois) resumos de, no máximo, 05 (cinco) linhas, sendo um em português e o outro em esperanto, francês, italiano, espanhol ou inglês. Junto aos resumos devem constar, ainda, 03 (três) palavras-chave.  (OBS: não serão aceitos trabalhos para avaliação sem os respectivos resumos e palavras-chave).
  4. As citações, quando existirem, caso excedam a extensão de 03 (três) linhas devem estar destacadas do corpo do texto. As citações no corpo do texto devem ter espaçamento entrelinhas simples, fonte Times New Romantamanho 10, com recuo de 4 cm.
  5. As referências bibliográficas existentes no corpo do texto devem seguir o sistema autor/data. Exemplo: (MATTICK, 2020, p. 25). As notas de rodapé devem ser apenas de conteúdo e quando for estritamente necessário.
  6. A relação da bibliografia consultada para a elaboração do trabalho, cuja presença ao final do texto é obrigatória, deve conter todas as obras mencionadas nas referências do corpo de texto e nas citações. Os títulos devem ser digitados em itálico e nunca em negrito. A ordem a ser seguida é sobrenome do autor, nome (apenas um), título da obra em itálico, edição caso não seja a primeira, cidade da editora, nome da editora (sem colocar “editora”, a única exceção sendo “edições” ou editoras universitárias), ano da publicação da obra. Exemplo: PANNEKOEK, Anton. Partidos, Sindicatos e Conselhos Operários. Goiânia: Edições Enfrentamento, 2021. A citação de capítulos de livros deve acrescentar, antes dos dados da obra, precedidos por “em” ou “in”, o sobrenome do autor e o título do capítulo. Exemplo: SILVA, Rubens Vinicius da. A Concepção de Burocracia em Maurício Tragtenberg. In: SOUZA, Erisvaldo (org.). Maurício Tragtenberg: Burocracia e Ideologia. Goiânia: Edições Enfrentamento, 2021. Artigos em Revistas devem seguir a seguinte ordem: Sobrenome do autor, nome do autor, nome do artigo, nome da revista e dados complementares (número, volume, data). Exemplo: MAIA, Lucas. Para Além dos Protestos. Enfrentamento. Ano 08, num. 13, julho de 2013.
  7. O artigo ou resenha deve conter, ainda, em sua primeira página, como nota de rodapé, o vínculo institucional do autor, podendo conter também titulação e principais publicações (livros).
  8. Os trabalhos deverão ser submetidos no portal REDELP, clicando aqui.
  9. A revista Marxismo e Autogestãotambém recebe livros para resenhas/divulgação de lançamentos e outras comunicações, que devem ser enviados (as) para o editor da revista e antecedido por comunicação via email, clicando aqui

 

[1] Exemplo: O Marxismo Autêntico de Karl Korsch – Resenha do livro “Karl Korsch e a Concepção Materialista da História” e em nota de rodapé os dados do livro: VIANA, Nildo. Karl Korsch e a Concepção Materialista da História. São Paulo: Scortecci, 2014.