Questões sobre a Dialética

Autores

  • Nildo Viana Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Dialética

Resumo

1) Como se dá a relação sujeito/objeto segundo os teóricos dialéticos contemporâneos? A concepção de dialética varia de acordo com os autores. Hoje, as concepções predominantes são a leninista, de caráter positivista, e a marxista. Para a concepção leninista, que se inspira na obra Dialética da Natureza, de Engels, o sujeito reproduz na mente a realidade. Esta tese é conhecida como “teoria do reflexo”, pois considera o conhecimento como reflexo da realidade no pensamento, tal como Lênin expôs em seu livro Materialismo e Empiriocriticismo. Esta tese tem um caráter mecanicista e não responde à varias questões, entre as quais não consegue explicar as diferenças no pensamento humano. Lênin foi duramente criticado por se auto-intitular marxista e apresentar uma concepção não-marxista do conhecimento. As duas críticas mais fortes à Lênin do ponto de vista marxista foram as feitas por Karl Korsch, em seu livro
Marxismo e Filosofia, e Anton Pannekoek, no livro Lênin Filósofo. O sociólogo polonês Adam Schaff, em História e Verdade, tentou “aperfeiçoar” a concepção leninista e resolver um de seus problemas, colocando que o pensamento é um “reflexo ativo” e não
meramente passivo, tal como se pode pensar a partir da leitura do referido livro de Lênin. Já o sociólogo Lucien Goldmann irá criticar esta posição dizendo que é uma “solução bastarda”.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Estadual de Goiás

Professor da UEG – Universidade Estadual de Goiás; Doutor em Sociologia/UnB Autor de “Escritos Metodológicos de Marx” (Goiânia, Alternativa, 2007), entre outros livros.

Referências

.

Publicado

07/10/2022

Como Citar

VIANA, N. Questões sobre a Dialética. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 2, n. 04, p. 06–08, 2022. Disponível em: https://redelp.net/index.php/rel/article/view/678. Acesso em: 22 jan. 2025.