O Estudo Alienado
Mots-clés :
Estudo alienadoRésumé
A ressignificação do termo alienação feita por Karl Marx apreendeu o fundamento concreto deste conceito nas relações sociais. A alienação surge nas relações de produção, na alienação do trabalho característica da sociedade capitalista. Ao expandir a alienação para outras esferas da vida social, também a atividade de estudo passa a ser absorvida pela dinâmica de alienação, isto é, de perda do controle, de perda de si, de dominação por outrem. O objetivo deste artigo é resgatar a contribuição de Karl Marx sobre o conceito de alienação, retomar sua discussão na sociedade contemporânea e, por fim, indicar como este processo ocorre especificamente através da atividade de estudo.
Références
MARX, Karl. O Capital. Volume 1. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
VIANA, Nildo. A alienação como relação social. In: Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais – UEG/UnU Iporá, v. 1, n. 2, p. 23-42 – jul./dez. 2012.
______. Movimentos Sociais e Movimentos de Classe: semelhanças e diferenças. In: Revista Espaço Livre, Vol. 11, nº 22, jul./dez., 2016, pp. 23-42.
______. A Mercantilização das Relações Sociais: modo de produção capitalista e formas sociais burguesas. Rio de Janeiro: Ar, 2016.